26.11.08

Campanha de Combate ao Câncer de Mama


Fiz estas flores para as funcionárias e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, usarem nesta semana (24 a 28 de novembro), durante a campanha de combate ao câncer de mama.

"A Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, Conselho Municipal da Mulher e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, lançam na próxima semana a Campanha “Maringá na Prevenção do Câncer de Mama”. O objetivo da campanha é mobilizar e conscientizar toda a comunidade sobre a prevenção da doença. A programação terá início no dia 24 (segunda-feira) e termina na sexta-feira (28) .

Câncer de mama
O câncer de mama geralmente se apresenta como nódulo no seio. O crescimento do nódulo é lento, possibilitando a descoberta ainda cedo dessas alterações, se as mamas forem periodicamente examinadas por profissionais em serviços de saúde. O risco aumenta acima dos 35 anos e após os 50 cresce rápida e progressivamente.

O que pode aumentar o risco para o câncer de mama
Casos de câncer na família, principalmente mãe ou irmã, antes dos 50 anos; muita gordura na alimentação; primeira gravidez após 30 anos de idade; menopausa tardia acima dos 50 anos de idade e uso de fumo e álcool
Fatores que ajudam a prevenir o câncer de mama
Manter o peso normal e comer menos gordura; praticar atividade física; só tomar hormônios com indicação e acompanhamento médico, fazer exames periódicos: mamografia ou ultra-som, se solicitado pelo médico.

Três formas de descobrir o câncer de mama
Exame clínico das mamas durante a consulta médica; mamografia e ultra-som em clínica de radiologia e auto-exame das mamas.

Como a mulher pode perceber a doença
Alteração no formato das mamas e axilas; caroços duros na axila; ferida ao redor do bico do seio; presença de sangue ou secreções no mamilo quando espremida a mama; desvio do mamilo ou alteração da cor da pele da mama."

Texto retirado do site da Prefeitura de Maringá: http://www.maringa.pr.gov.br/imprensa/noticia.php?id_artigo=7161


Previnam-se!!

Abracinhos
Sue Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá amiga!
adorei as novidades que aqui tens! e por falar em cancer de mama espreita o meu blog bom feeling. hoje tenho uma dica muito interessante para grandes causas no bom feeling e mil novidades no Bem-trapilho! passa por lá!
bjinho grande :)

Eunice Martins♥ disse...

OI AMIGA QUE LINDAS FICARAM, ASSIM AS MENINAS VÃO FICAR MAIS VISTOSAS E CHAMAR MAIS A ATENÇÃO DAS PESSOAS,QUE INFELIZMENTE SÓ SE LEMBRAM DE AJUDAR QUANDO LHES TOCA A ELAS.BEIJO E RESTINHO DE DIA FELIZ.